Pães

Pães

O pão é considerado um dos alimentos básicos para o ser humano. Sua origem é remontada ao Neolítico e desde então, temos comido os mais diversos tipos de pães de diferentes culturas do mundo. A massa fermentada é muito comum e já existia no antigo Egito e na Grécia.

Pães & Cia, Galeria dos Pães
Pães & Cia, Galeria dos Pães

Pão: O alimento importante para grandes culturas

Ao longo da história registrada, o pão tem sido um alimento importante em grande parte do mundo e é um dos mais antigos alimentos artificiais, tendo sido de grande importância até mesmo para o início da agricultura. Evidências europeias estimam que 30.000 anos atrás mostram que o resíduos de amido permanece na rocha da planta de perfuração. Durante esse tempo, os extratos de amido das raízes das plantas (como taboas e samambaias) podem ser espalhados em uma rocha plana e colocado sobre a fogueira, sendo assados ​​na forma de pão achatado. A evidência mais antiga de fabricação de pão no mundo foi encontrada em um local de 14.500 anos no nordeste da Jordânia. Por volta de 10.000 aC, com o advento do Neolítico e a popularização da agricultura, os cereais tornaram-se a base da produção de pão.

Pão no Antigo Egito

O semelhante ao que comemos hoje, era produzido e comido pelos egípcios por volta de 4000 a.C. No antigo Egito, o pão era uma forma de pagamento do trabalho diário, onde os agricultores ganhavam três pães e dois cântaros de cervejas por dia trabalhado. O sistema de manufatura egípcio era muito simples: moiam o trigo com pedras, depois acrescente o trigo à água para formar uma massa macia e leve ao forno. Este sistema é ilustrado em pinturas encontradas nas tumbas de reis que viveram por volta de 2500 a.C.

Em Israel

Após o contato com os egípcios, o primeiro lote de padarias surgiu em Jerusalém, onde os hebreus aprenderam melhores técnicas de fabricação e obtiveram receitas. Logo em seguida, a cidade já contava com uma famosa rua de padarias.

Em tempos antigos

O pão também tem sua história na Grécia e em Roma. Na Grécia, aconteceu na mesma época que o Egito. Em Roma, foi muito mais tarde (800 a.C), mas foi significativo. Por volta de 500 a.C, em Roma, nasceu a primeira escola de padaria, que se tornou o principal alimento da civilização preparado na padaria pública. Pode-se dizer que, com a expansão do Império Romano, o hábito de comer pão se popularizou na maior parte da Europa.

Na idade média

Com o início da Idade Média, por volta do ano 476 da era comum, as padarias acabaram e a produção de pão voltou a ser caseira. Assim, as pessoas voltaram a comer pão sem fermento.

Nos dias de hoje

No século 17, a França tornou-se líder mundial na produção de pão e desenvolveu técnicas de panificação aprimoradas. O surgimento da máquina só apareceu no século 19. Quando se utilizava uma amassadeira (hidráulica ou manual), o custo era alto e o índice de refugo alto. Logo depois apareceu o motor elétrico e a reclamação virou reclamação dos padeiros locais. Cada máquina substituiu dois padeiros. Hoje, o trigo é processado na moenda, lavado, drenado e passado pelos cilindros que separam o grão da casca.

No Brasil, embora os pães brasileiros seja conhecido desde os colonos, o pão se popularizou no século XIX. O pão feito no Brasil é escuro, enquanto o feito na França tem miolo branco e casca dourada. O pão francês ou pães tradicionais brasileiros tem pouco a ver com o verdadeiro pão francês, pois a receita desse pão no Brasil só apareceu no início do século 20, que se diferencia do pão europeu por conter uma pequena quantidade de açúcar e gordura no pão.

Tipos de Pães, Galeria dos Pães
Tipos de Pães, Galeria dos Pães

Importância dos Pães

Como todos sabemos, o legítimo e famoso pão faz parte do dia a dia do brasileiro. Normalmente não começa sem café da manhã. Pão, macarrão, batata, mandioca e grãos são todos alimentos ricos em carboidratos. Os carboidratos são a base de nossa dieta e a primeira fonte de energia usada por nosso corpo. Uma dieta pobre em carboidratos pode ter efeitos adversos como fraqueza, desconforto, desidratação, perda de carne magra e diminuição da resistência a infecções. Para que o corpo funcione corretamente, 50 a 60% das calorias que ingerimos devem vir de carboidratos.

1.Fonte de Energia

Os carboidratos são nutrientes que garantem a disposição para realizar as tarefas diárias. Sua ausência durante as refeições pode afetar funções importantes do corpo.

2.Promova a formação de serotonina

Alimentos ricos em carboidratos contribuem para a formação desse neurotransmissor, levando ao humor e à felicidade. Portanto, comer pão pode ajudar a manter o humor e o espírito da vida diária.

3. Vitamina do Complexo B

Poucas pessoas sabem disso, mas o pão não é apenas uma fonte de carboidratos, mas também contém vitamina B, que ajuda a manter o cérebro saudável e a memória ativa.

4. Pão Integral

O pão de trigo integral fornece fibras, que são muito importantes para o funcionamento do intestino e ajudam a aumentar a saciedade. A versão integral contém minerais como fósforo e magnésio, que podem ajudar na formação e manutenção dos ossos.

Principais pães de culturas diferentes
Principais pães de culturas diferentes

Quais são os principais tipos de pão?

 Confira abaixo alguns tipos de pães brasileiros e tipos de pães internacionais:

Pão francês

O pão francês, também conhecido como pão branco ou salgado, é feito basicamente de farinha de trigo, água, fermento e sal. Algumas receitas também adicionam açúcar e gordura à massa. É um pão de origem francesa e o mais comum no Brasil, geralmente comido fresco (com ou sem recheio) com manteiga, queijo ou requeijão. Além disso, é considerado um acompanhamento essencial no café da manhã tradicional.

Baguete

Tem em seu formato retangular também é de origem francesa, é um pão mais comprido feito de farinha de trigo, água, fermento, sal, açúcar e gergelim. Também há mudanças na receita e outros tipos de farinha, queijo e grãos podem ser adicionados à massa. Normalmente, é usado para fatiar (como torradas ou bruschetta) ou para fazer sanduíches.

Pão italiano

O pão italiano é originário da Itália e tem formato redondo, geralmente feito com farinha de trigo, água, açúcar, sal e fermento natural. Algumas receitas acabam incluindo iorgute na massa. O resultado é que a casca do produto fica dourada e crocante, mas as migalhas são macias e muito aromáticas.

Pão

O pão é considerado uma espécie de pão caseiro, que se originou no Egito e tem uma forma muito peculiar. É feito de farinha de trigo, leite, ovos, fermento, sal e açúcar. É muito utilizado para fazer sanduíches e torradas.

 

Galeria dos Pães, a Padaria ideal
Galeria dos Pães, a Padaria ideal

Nada melhor que comer um pãozinho quentinho pela manhã, com aquele cheiro de café no ar não é mesmo? Na Galeria dos Pães você encontra a receita de pão legítima dos melhores e mais fresquinhos pães, visite-nos e venha experimentar. Também trabalhamos com: Buffet de Chá da Tarde, Buffet de Café da Manhã, Sopa da noite, Lanche Rápido e Fácil, Padaria 24hrs, Padaria, Pães dentre outros.

 

Você quer saber mais sobre “Pães”:
Acesse para mais informações: 10 tipos de pães, Pão, Pães na História e Pão & Saúde.